domingo, 7 de setembro de 2008

O equilíbrio de um sábio

Busco o equilíbrio, pois acredito que nele encontrarei o que eu quiser encontrar. Acredito que sábios, sejam aqueles que conseguem manter-se em equilíbrio sempre, em qualquer situação. Acredito também que, para isso, é preciso que sua mente esteja sempre acompanhando seu corpo; Sua mente tem que sempre estar onde seu corpo estiver. Sendo assim, não terá esperanças, ou medo... Não terá desejos, ou raiva... Não terá ódio, pretenção... Se tem muito, seja dinheiro ou qualquer coisa contável, não viverá a vida com medo de perder tudo ou de ganhar mais. Você simplesmente viverá apenas para o presente, aproveitando cada milésimo de segundo, pensando somente no agora. Você não viverá para o futuro, não entregará sua vida para o futuro. Seu corpo e sua mente, estando sempre no mesmo lugar, te proporcionarão um equilíbrio que curará suas dores, e te fará saber viver como sábio, no agora e não no depois. Você conseguirá controlar sua mente, estando em sintonia com você mesmo, o tempo todo.

2 comentários:

casulo disse...

voce consegue?


descobri isso tudo o que vc falou mais ou menos ha uns 6 meses e ainda não consegui colocar quase nada disso em prática =/

ociosoanônimoautorizado disse...

acho que o equilíbrio é o ideal que a gente cria. na verdade, as vontades e sentimentos são inerentes ao nosso querer. aco que o sábio sabe lidar melhor com eles. sendo ele próprio a natureza dos desejos e não alguém (in)controlado por eles.

daí a sensação de equilíbrio. mas acho que está longe disso. nem na natureza há um equilíbrio de fato. as relações são totalmente caóticas. há fluência que faz transparecer harmonia.

equilíbrio é só sensação.