segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A menina sem rosto (ou cerebro)

Ela dizia estar feia. Na verdade ela era feia, mas a maquiagem sempre faz milagres e ela sinceramente estava de 'parar o transito'. Mas pessoalmente, as pessoas pra mim se tornam bonitas a partir do momento em que sobresai seu interior. Ela nao achava seus olhos, nao encontrava o nariz, nao enchergava a boca.. Quem sabe seu espelhinho-de-bolsa estava quebrado? Ou as plasticas e o botox nao deram certo?
Bom, ontem ofereci a ela um gole de coca e ela recusou, dizendo-me que teria celulites. Nao havia expressao em seu rosto, simplesmente ela nao queria beber. Ofereci-lhe entao uma caipirinha. Nao fez cara de nojo, simplesmente me disse que alcool engordava. Fiquei quieta. Olhei para suas unhas feitas, pintadas de vermelho e pensei: aposto que ela nao sabe que esmalte envelhece a unha. Olhei pra ela e pedi pra que ela abrisse a latinha de coca pra mim, pois minhas unhas ruidas nao me permitiam faze-lo. E la veio ela com a desculpa de 'ah, vou estragar minhas unhas'. Eu ja estava ficando de saco cheio!
Estava ventando e eu ja sentia que ela estava meio encomodada com o fato de o vento estar baguncando seu cabelo. Comecou a chover, e como se fosse MINHA culpa, ela me chamou de todas as merdas possiveis como se eu fosse a culpada de ela estar la. Peguei minhas coisas e fui embora, nao pelo fato de ela ter descontado sua vaidade em mim, simplesmente por saber que as pessoas ainda sao assim e estar puta de ter estragado minha noite por algo tao desnecessario.
Peguei minha coca, sentei no sofa e comecei a escrever, quando recebo uma mensagem dela dizendo: "So, por que voce ficou puta? Eu nao tenho culpa de ser tao 'geracao saude'. Seila sabe, voce nao se cuida e nao quer que eu me cuide? Nao gosto de receber seus chocolates de aniversario. Alem disso, voce bebe chopp e quer que eu beba tambem. Voce sabe quantas calorias tem uma coca? me desculpe, mas eu acho que prefiro ir pra academia a sair com voce."
Depois de rir MUITO por dentro, me baixou um desespero ao saber que existem, com certeza, pessoas muito piores, e fiquei pensando o que responder a ela. Olhei em volta, vi uma coca cola vazia e um cigarro... Respondi: "Meu amor, por que voce nao vai fumar um cigarro e beber uma coca? Acelera seu processo de limpeza, e olha que nao vai nem ter que pagar salao, no bar da esquina voce so gasta 5 reais" ;D

Aonde eu quero chegar com esse texto? Seila, eu nao sei se vou chegar a algum lugar, mas eu so quero jogar pra fora o que fica dentro de mim. As pessoas se cuidam muito, se cuidam tanto que esquecem que fora da janelinha do salao, do lado de fora da sala de spinning, tem uma vida. A alguns passos tem uma praia e do lado uma farmacia que vende protetor solar pra que voce nao tenha cancer de pele quando ficar mais velha e para que nao de aquela desculpa idiota de que sol envelhece a pele, so pra nao ir a praia ou pra nao ficar enrrugada... E obvio que eu quero saude, mas na medida do possivel eu faco por onde. O que me importa mais eh viver, por que la na frente, mesmo que eu nao tenha um corpo bonito com pernas grossas e durinhas, e a cinturinha fina com um bumbum no lugar, as unhas sempre feitas e o cabelo arrumado, eu vou ter o que mais importa pra mim, que e cabeca. Nao quero ser aquela pessoa futil que nao sabe o que significa evolucao e nao tem conversa. Eu quero evoluir mentalmente e quero ser gente. Serio, eu gosto muito de maquigem, mas adoro um chocolate e se fosse pra escolher entre malhar e beber, acho que voces ja sabem o que eu escolheria, ne?
Enfim. Nao sei se me expressei bem, por que tem varias criancas gritando do meu lado agora e nao consigo me concentrar.

Um comentário:

casulo disse...

Eu acho que você está certíssima. As maiorias dessas pessoas que "se cuidam" tenho certeza que é por estética. Pra saúde, a tal escova progressiva faz mal. Se cuidar deveria ser sinonimo de "cuidar do meu corpo" e não apenas "parecer bonita". Eu afirmo que me cuido mais pela estetica do que pela saude. Mas eu vivo. Eu sei a hora de "me cuidar e a hora de viver" e realmente a cabeça que importa e que dita isso.