sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Nós TEMOS voz!


Rio, 31.10.2008

Saindo da estacao do metro, direto pro centro da cidade. Eu ja ouvia a euforia dentro e fora de mim. Narizes vermelhos, blusas pretas, bandeiras do Brasil, cartazes de protesto. Todos pareciam ser uma pessoa so. Uma pessoa com muito pra dizer, muito prafazer e nao aguentando ficar parado.
Gritos fortes como nós mesmos, sorrisos claros, musicas populares, o hino cantado pelos filhos da naçao, de maos dadas, aplausos e até vaias... Tudo isso constituiu uma mobilizacao pro-democratica pacifica e apartidarista. O que nos queriamos e ainda queremos, é um pouco mais de voz, um poco mais de respeito. Apesar dos narizes de palhaco, nao somos isso e na verdade nao gostamos de ser tratados como se fossemos.
Digos como "meu voto nao e lanche" ou "com quantos $ se faz uma eleicao?" ou "quem sabe faz a hora nao espera acontecer" ou "ate morto vota" ou "feriado bom pra `burro` ", enfim.. eu poderia escrever aqui as diversas formas de expressao que tivram... mas alem disso, a expressao mais forte, foi sentir aquela uniao, todos pela mesma causa, em direcao ao mesmo lugar, apoiando os mesmos interesses e alem de tudo, tentando mudar esse pais LINDO que tao tentando destruir. Ficar parado nao ajuda... o tempo em si nao faz milagres.
Lutamos pelos nossos direitos, lutamos pelo absurdo das ultimas elicoes (2008), lutamos por aqueles que nao puderam votar pois ja tinham votado (como isso e possivel?), lutamos pelas promessas nao-cumpridas, pelas mentiras, pelos subornos, lutamos por que estamos cansados de sermos enganados, roubados, feitos de idiotas... lutamos para um terceiro turno e, quem sabe, pra acordarmos o mundo!
As pessoas paravam na rua pra nos olhar e logo ouviam uma onda forte de gritos como - "Voce que ta olhando, tambem tao te roubando!"... e praqueles que ogavam papizinhos brancos mostrando apoio- "Nao, Nao, Nao! Cidade suja nao!"... Pros que nos acopanhavam de cima dos predios - "Desce todo mundo!"... Era contagiante, nao tinha como nao perder a voz la!
Nao somos so pessoas querendo fazer alguma diferenca... nos somos AS pessoas que querem fazer a diferenca. Pacíficos corpos em direçao a frente, sempre pra frente, sempre na frente.
O mais lindo de tudo foi, depois de ouvir a musica mais bonita de luto ao nosso Rio (1 minuto de silencio), ver todos com um sorriso no rosto verde e amarelo, cantando - "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE(...)
PATRIA AMADA, BRASIL!!"
e no final disso, ver uma senhora limpando as lagrimas de emocao que corriam pelo seu rosto...
MPD, nao acabou aqui!

Um comentário:

Bibonga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.